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A Gente Pensa Melhor No Coletivo

Qualquer um pode postar no Rés_Design Blog Colaborativo, basta enviar normalmente uma mensagem com textos, fotos, textos e fotos, o que você quiser (rs) para o e-mail blogresdesign.colaborativo@blogger.com e o próprio blog converterá sua mensagem, em post automaticamente. Nesse momento estamos discutindo o evento Novos Modos de Pensar - Moda, Design e Ensino...mas você pode postar sobre outros temas também, ligados ao design, ao trabalho em colaboração, às artes, às formas de pensar e às maneiras de fazer em geral. 

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Dramaturgia de Experiências Para Desenhos de Processos, Serviços e Produtos

É unânime entre os maiores especialista em comércio, marcas e serviços contemporâneos que a tendência geral da produção dos nossos dias é a de uma “desmaterialização" dos produtos.  Basicamente se quer dizer com isso que não só o setor de serviços, mas também aqueles setores da produção envolvidos no desenvolvimento de artefatos fabris, tenderão a considerar como foco mais importante da sua atividade, não os processos (internos ou externos), os serviços ou produtos objetivamente oferecidos, mas a experiência sensível a ser provocada por eles. Isso se dá em razão de o próprio consumidor vir substituindo sua demanda por “coisas", por novas demandas por sensações, discursos, posicionamentos (políticos, religiosos, afetivos, etc.).  Nesse sentido, os pontos de interação de um serviço ou os artefatos fabris de uma indústria, parafraseando o especialista em design de serviços, Tennyson Pinheiro, funcionam apenas como “avatares" dessas sensações. O mapeamento de pontos de inter...

Aprendizado Como Processo de Prazer

foto retirada do evento modos do pensar - Moda, Design e Educação Há alguns anos temos enfrentado uma questão no RésDesign que é pensar sobre "porque os projetos pedagógicos dos cursos de artes, moda e design, não são pensados eles próprios como "produtos" de Design. É estranho perceber que esses cursos tenham se apropriado da matriz cognitiva dos cursos tradicionais e (simplesmente) substituído cálculo 1, por exemplo, por desenho 1 (numa simplificação radical da questão - é claro que não foi exatamente assim que aconteceu). Mas, de fato, as escolas de artes, moda ou design não romperam com a maneira de pensar a relação ensino/aprendizado e não possibilitaram que as variáveis do projetar, tão propagadas por nossos discursos de professores, i nterferissem no seu "produto final", ou seja, no projeto pedagógico do curso. Na prática, as aulas permanecem exposições de conteúdos, quase palestras, tal como nos cursos de direito ou engenharia...

O Processo Criativo É uma Coisa de Louco

Imagem retirada do site: https://www.upcyclist.co.uk/2015/08/wearable-art-by-viktor-rolf/ Quando alguém "perde a razão" numa briga, está louco ou age de maneira absurda, frequentemente dizemos dessa pessoa que ela está "fora de si”. A tradição ocidental elegeu a razão como sendo o mais íntimo, mais próprio da existência de uma pessoa. É supostamente por meio da razão que o homem pode operar um verdadeiro conhecimento das coisas e é também pela razão -  pelo menos desde Descartes - que o homem experimenta de modo mais profundo sua existência - “penso, logo, existo”. É nesse sentido que sair de si se torna o correlato da perda da autoconsciência e, por extensão, da razão. Todos nós queremos cada vez mais empreender nosso “autoconhecimento" e, sobretudo, adoramos ter razão, não importa a respeito do que. De outro lado, porém, a expressão “pensar fora da caixa” tornou-se muito corrente nos meios acadêmicos , bem como no mundo dos negócios, sobr...