No último mês tivemos uma experiência bastante significativa daquilo que temos discutido e "defendido" no Résdesign a respeito das contribuições que as linguagens visuais e o design podem trazer para o esforço de inovação em serviços, processos ou produtos.
O desafio foi o de auxiliar um grupo de shopping centers na construção do seu planejamento estratégico, objetivando potencializar a cultura colaborativa, como meio de busca por soluções inovadoras e, ao mesmo tempo, com o mesmo fim na inovação e na busca por resultados, exercitar uma maior autonomia de ação da equipe.
Desenvolvemos para esse fim uma Jornada de Cocriação e Planejamento Estratégico
Aqui vemos o grupo executando a ferramenta "Partitura Cromática", desenvolvida por Résdesign para análise de cenários por meio de deslocamento de linguagens e recursos de visualidade.
Aqui, uma segunda ferramenta, também de autoria do Résdesign, o "Shopping Center de Ideias", cujo objetivo é possibilitar "consultorias indiretas" que gerem o que denominamos por "uma enxurrada de feedbacks".
Borramos de propósito as imagens das ferramentas para proteger informações sobre a estratégia da empresa que pudessem ser eventualmente sensíveis.
Ao lado, uma terceira ferramenta, das quatro que utilizamos na jornada. Trata-se do Panda, uma ferramenta gráfica para organização visual dos desafios e meios de solução.
O grupo era formado por cinquenta gestores (diretores, superintendentes, gerentes, coordenadores, etc.) de doze shopping centers "independentes", situados em diferentes cidades do País e que, pela primeira vez, se encontravam agora como integrantes de uma mesma holding.
Ao final das sete horas de Jornada, os participantes:
- formularam propostas de ação estratégica como solução para o principal desafio identificado para o seu empreendimento;
- participaram de uma vivência de cocriação centrada nas dimensões de "experimentação" e "ideação" do círculo de projetação do Design Thinking e poderão utilizar futuramente dessas ferramentas e metodologias em seus respectivos shoppings para abordar desafios que não tenham sido contemplados pela jornada;
- foram estimulados ao trabalho em colaboração e puderam vivenciar os efeitos da cocriação para a solução de desafios;
- receberam informações sobre tutoriais, bibliografias e kits de ferramentas disponíveis na internet para aprofundar seu domínio sobre o tema, caso seja do seu interesse;
- contaram com ferramentas exclusivas, desenvolvidas pelo Résdesign e com a facilitação simultânea, não-disciplinar, de três integrantes do Résdesign, durante todas as sete horas de jornada.
Principalmente, para nós, deixaram o local com a sensação de terem vivido uma experiência única de planejamento estratégico, mesmo para um grupo composto por profissionais que atuam há muitos anos no mundo empresarial e mais especificamente no segmento de Shopping Centers.
Esperamos poder contribuir com etapas futuras do desenvolvimento das ações estratégicas propostas, mas, ter podido participar de um momento tão significativo para a vida dessa empresa, utilizando das linguagens das artes visuais e do design e de ferramentas desenvolvidas durante nossos encontros de estudos e de prototipação de processos, para estimular deslocamentos de linguagens e saídas das "zonas de conforto", com fins a criação de soluções inovadoras, já foi uma honra.
Parabéns a todo o Résdesign, em especial à Profa. Luciana Montenegro e ao Prof. Wladmir Henriques, que encararam comigo esse desafio.
Guido Conrado
Comments
Post a Comment