Skip to main content

O Planejamento Estratégico Como Desafio Criativo


No último mês tivemos uma experiência bastante significativa daquilo que temos discutido e "defendido" no Résdesign a respeito das contribuições que as linguagens visuais e o design podem trazer para o esforço de inovação em serviços, processos ou produtos.

O desafio foi o de auxiliar um grupo de shopping centers na construção do seu planejamento estratégico, objetivando potencializar a cultura colaborativa, como meio de busca por soluções inovadoras e, ao mesmo tempo, com o mesmo fim na inovação e na busca por resultados, exercitar uma maior autonomia de ação da equipe.

Desenvolvemos para esse fim uma Jornada de Cocriação e Planejamento Estratégico






Aqui vemos o grupo executando a ferramenta "Partitura Cromática", desenvolvida por Résdesign para análise de cenários por meio de deslocamento de linguagens e recursos de visualidade. 


Para planejar, os participantes dispunham de muito post-it, tinta gauche e nenhuma planilha.



Aqui, uma segunda ferramenta, também de autoria do Résdesign, o "Shopping Center de Ideias", cujo objetivo é possibilitar "consultorias indiretas" que gerem o que denominamos por "uma enxurrada de feedbacks".

Borramos de propósito as imagens das ferramentas para proteger informações sobre a estratégia da empresa que pudessem ser eventualmente sensíveis.





Ao lado, uma terceira ferramenta, das quatro que utilizamos na jornada. Trata-se do Panda, uma ferramenta gráfica para organização visual dos desafios e meios de solução.




O grupo era formado por cinquenta gestores (diretores, superintendentes, gerentes, coordenadores, etc.) de doze shopping centers "independentes", situados em diferentes cidades do País e que, pela primeira vez, se encontravam  agora como integrantes de uma mesma holding.




Ao final das sete horas de Jornada, os participantes:

  1. formularam propostas de ação estratégica como solução para o principal desafio identificado para o seu empreendimento;
  2. participaram de uma vivência de cocriação centrada nas dimensões de "experimentação" e "ideação" do círculo de projetação do Design Thinking e poderão utilizar futuramente dessas ferramentas e metodologias em seus respectivos shoppings para abordar desafios que não tenham sido contemplados pela jornada;
  3. participaram de um processo de "enxurrada" de feedbacks que contribuiu de modo expressivo para a análise crítica dos seus desafios;
  4. foram estimulados ao trabalho em colaboração e puderam vivenciar os efeitos da cocriação para a solução de desafios;
  5. receberam informações sobre tutoriais, bibliografias e kits de ferramentas disponíveis na internet para aprofundar seu domínio sobre o tema, caso seja do seu interesse;
  6. contaram com ferramentas exclusivas, desenvolvidas pelo Résdesign e com a facilitação simultânea, não-disciplinar, de três integrantes do Résdesign, durante todas as sete horas de jornada.

Principalmente, para nós,  deixaram o local com a sensação de terem vivido uma experiência única de planejamento estratégico,  mesmo para um grupo composto por profissionais que atuam há muitos anos no mundo empresarial e mais especificamente no segmento de Shopping Centers. 

Esperamos poder contribuir com etapas futuras do desenvolvimento das ações estratégicas propostas, mas, ter podido participar de um momento tão significativo para a vida dessa empresa, utilizando das linguagens das artes visuais e do design e de ferramentas desenvolvidas durante nossos encontros de estudos e de prototipação de processos, para estimular deslocamentos de linguagens e saídas das "zonas de conforto", com fins a criação de soluções inovadoras, já foi uma honra.

Parabéns a todo o Résdesign, em especial à Profa. Luciana Montenegro e ao Prof. Wladmir Henriques, que encararam comigo esse desafio. 

Guido Conrado












Comments

Popular posts from this blog

Você Tem Fome De Quê?

Para saber mais, veja outros posts do Rés_Design Blog Colaborativo  Coletivo Résdesign, a gente pensa melhor no Coletivo.

Dramaturgia de Experiências Para Desenhos de Processos, Serviços e Produtos

É unânime entre os maiores especialista em comércio, marcas e serviços contemporâneos que a tendência geral da produção dos nossos dias é a de uma “desmaterialização" dos produtos.  Basicamente se quer dizer com isso que não só o setor de serviços, mas também aqueles setores da produção envolvidos no desenvolvimento de artefatos fabris, tenderão a considerar como foco mais importante da sua atividade, não os processos (internos ou externos), os serviços ou produtos objetivamente oferecidos, mas a experiência sensível a ser provocada por eles. Isso se dá em razão de o próprio consumidor vir substituindo sua demanda por “coisas", por novas demandas por sensações, discursos, posicionamentos (políticos, religiosos, afetivos, etc.).  Nesse sentido, os pontos de interação de um serviço ou os artefatos fabris de uma indústria, parafraseando o especialista em design de serviços, Tennyson Pinheiro, funcionam apenas como “avatares" dessas sensações. O mapeamento de pontos de inter

Moda, Multidão e Regime Estético (Parte I)

Lidewij Edelkoort e o Fim da Moda Como Discurso Hegemônico                      Por Guido Conrado https://br.pinterest.com/pin/329185053994699780/ Lidewij Edelkoort, uma importante "influencer" da moda, ao escrever seu "Anti_Fashion - a manifesto for the next decade", apresenta, com "nostalgia", a percepção de que algo na moda parece ter morrido. Alguma coisa de muito séria parece ter acontecido com a moda, para que ela tenha deixado de ser o grande vetor de mudanças sociais que fora ao longo dos séculos XIX e XX. Li, como é chamada, traça um "diagnóstico" dos equívocos cometidos pelas escolas de moda, pela indústria, etc., e que teriam "afastado" sua produção do "gosto" e dos "desejos" imediatos de consumo nos dias de hoje, mas também feito com que a moda perdesse aquela capacidade de ditar os comportamentos, ou, como diria Walter Benjamin, farejar o novo (BENJAMIN, 2007). A