Skip to main content

Um Curso do Tamanho da Sua Criatividade

O RÉS_DESIGN, em parceria com a MALHA.cc e o TEMPLO oferece um novo curso sobre processos criativos como direcionadores para o desenvolvimento de produtos/serviços em moda, design e, por que não, para o resto da vida.

O curso PROCESSOS CRIATIVOS PARA MODA , DESIGN E O RESTO DA VIDA foi estruturado para acontecer por intermédio de uma jornada criativa de projetação, de vivências relacionais, de trocas e de processos em colaboração.

ONDE, QUANDO E QUANTO?
Local: TEMPLO Gávea, Rua Duque Estrada, 41, Gávea, Rio de Janeiro
Edição Especial, somente para convidados, 10 de novembro. 
Horário: 9h às 18h


QUEM SOMOS?


O RÉS_DESIGN é um híbrido de grupo de estudos e Laboratório de processos em design, produção, pensamento, forma, experimentações e maneiras de fazer. Pretendemos contribuir com a reflexão (em sentido amplo - por intermédio de estudos, leituras e experimentações práticas) acerca dos processos de criação e produção contemporâneos e suas múltiplas implicações na vida e no cotidiano das cidades. Para isso criamos um espaço de livre circulação do pensamento voltado para processos envolvidos no design.

O ato e os processos do projetar, os significados implicados no processo de criação, produção e circulação de produtos no mundo contemporâneo, a especulação sobre cenários e realidades futuras do consumo e da produção, são o ponto de partida do grupo, composto por profissionais de várias áreas e com diferentes interesses acerca dos temas abordados.

Trabalhamos com uma metodologia própria, inovadora, focada no princípio do APRENDIZADO POR PROJETO, por meio da qual o participante é lançado numa série de desafios projetivos que o levam à reflexão e ao aprendizado prático-conceitual.

O RÉS_DESIGN é um espaço "não-configurado" de experimentação e discussão em toda a extensão dos termos.

Comments

Popular posts from this blog

Aprendizado Como Processo de Prazer

foto retirada do evento modos do pensar - Moda, Design e Educação Há alguns anos temos enfrentado uma questão no RésDesign que é pensar sobre "porque os projetos pedagógicos dos cursos de artes, moda e design, não são pensados eles próprios como "produtos" de Design. É estranho perceber que esses cursos tenham se apropriado da matriz cognitiva dos cursos tradicionais e (simplesmente) substituído cálculo 1, por exemplo, por desenho 1 (numa simplificação radical da questão - é claro que não foi exatamente assim que aconteceu). Mas, de fato, as escolas de artes, moda ou design não romperam com a maneira de pensar a relação ensino/aprendizado e não possibilitaram que as variáveis do projetar, tão propagadas por nossos discursos de professores, i nterferissem no seu "produto final", ou seja, no projeto pedagógico do curso. Na prática, as aulas permanecem exposições de conteúdos, quase palestras, tal como nos cursos de direito ou engenharia...

Moda, Multidão e Regime Estético (Parte I)

Lidewij Edelkoort e o Fim da Moda Como Discurso Hegemônico                      Por Guido Conrado https://br.pinterest.com/pin/329185053994699780/ Lidewij Edelkoort, uma importante "influencer" da moda, ao escrever seu "Anti_Fashion - a manifesto for the next decade", apresenta, com "nostalgia", a percepção de que algo na moda parece ter morrido. Alguma coisa de muito séria parece ter acontecido com a moda, para que ela tenha deixado de ser o grande vetor de mudanças sociais que fora ao longo dos séculos XIX e XX. Li, como é chamada, traça um "diagnóstico" dos equívocos cometidos pelas escolas de moda, pela indústria, etc., e que teriam "afastado" sua produção do "gosto" e dos "desejos" imediatos de consumo nos dias de hoje, mas também feito com que a moda perdesse aquela capacidade de ditar os comportamentos, ou, como diria Walter Benjamin, farejar o novo (BENJAMIN, 2007). A ...

O Planejamento Estratégico Como Desafio Criativo

No último mês tivemos uma experiência bastante significativa daquilo que temos discutido e "defendido" no Résdesign a respeito das contribuições que as linguagens visuais e o design podem trazer para o esforço de inovação em serviços, processos ou produtos. O desafio foi o de auxiliar um grupo de shopping centers na construção do seu planejamento estratégico, objetivando potencializar a cultura colaborativa, como meio de busca por soluções inovadoras e, ao mesmo tempo, com o mesmo fim na inovação e na busca por resultados, exercitar uma maior autonomia de ação da equipe. De senvolvemos para esse fim uma Jornada de Cocriação e Planejamento Estratégico Aqui vemos o grupo executando a ferramenta "Partitura Cromática", desenvolvida por Résdesign para análise de cenários por meio de deslocamento de linguagens e recursos de visualidade.  Para planejar, os participantes dispunham de muito post-it, tinta gauche e nenhuma planilha. ...