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Você Tem Fome De Quê?

Para saber mais, veja outros posts do Rés_Design Blog Colaborativo  Coletivo Résdesign, a gente pensa melhor no Coletivo.
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Dramaturgia de Experiências Para Desenhos de Processos, Serviços e Produtos

É unânime entre os maiores especialista em comércio, marcas e serviços contemporâneos que a tendência geral da produção dos nossos dias é a de uma “desmaterialização" dos produtos.  Basicamente se quer dizer com isso que não só o setor de serviços, mas também aqueles setores da produção envolvidos no desenvolvimento de artefatos fabris, tenderão a considerar como foco mais importante da sua atividade, não os processos (internos ou externos), os serviços ou produtos objetivamente oferecidos, mas a experiência sensível a ser provocada por eles. Isso se dá em razão de o próprio consumidor vir substituindo sua demanda por “coisas", por novas demandas por sensações, discursos, posicionamentos (políticos, religiosos, afetivos, etc.).  Nesse sentido, os pontos de interação de um serviço ou os artefatos fabris de uma indústria, parafraseando o especialista em design de serviços, Tennyson Pinheiro, funcionam apenas como “avatares" dessas sensações. O mapeamento de pontos de inter

Por Que Prototipar?

Fizemos esse vídeo curtinho no Powtoon para tratarmos de um tema muito importante, a prototipação. Vale a pena investir tempo e recursos em processos de prototipação? Por que? clique na imagem ao lado, esperamos que gostem. 

O Planejamento Estratégico Como Desafio Criativo

No último mês tivemos uma experiência bastante significativa daquilo que temos discutido e "defendido" no Résdesign a respeito das contribuições que as linguagens visuais e o design podem trazer para o esforço de inovação em serviços, processos ou produtos. O desafio foi o de auxiliar um grupo de shopping centers na construção do seu planejamento estratégico, objetivando potencializar a cultura colaborativa, como meio de busca por soluções inovadoras e, ao mesmo tempo, com o mesmo fim na inovação e na busca por resultados, exercitar uma maior autonomia de ação da equipe. De senvolvemos para esse fim uma Jornada de Cocriação e Planejamento Estratégico Aqui vemos o grupo executando a ferramenta "Partitura Cromática", desenvolvida por Résdesign para análise de cenários por meio de deslocamento de linguagens e recursos de visualidade.  Para planejar, os participantes dispunham de muito post-it, tinta gauche e nenhuma planilha.

Moda, Multidão e Regime Estético (Parte I)

Lidewij Edelkoort e o Fim da Moda Como Discurso Hegemônico                      Por Guido Conrado https://br.pinterest.com/pin/329185053994699780/ Lidewij Edelkoort, uma importante "influencer" da moda, ao escrever seu "Anti_Fashion - a manifesto for the next decade", apresenta, com "nostalgia", a percepção de que algo na moda parece ter morrido. Alguma coisa de muito séria parece ter acontecido com a moda, para que ela tenha deixado de ser o grande vetor de mudanças sociais que fora ao longo dos séculos XIX e XX. Li, como é chamada, traça um "diagnóstico" dos equívocos cometidos pelas escolas de moda, pela indústria, etc., e que teriam "afastado" sua produção do "gosto" e dos "desejos" imediatos de consumo nos dias de hoje, mas também feito com que a moda perdesse aquela capacidade de ditar os comportamentos, ou, como diria Walter Benjamin, farejar o novo (BENJAMIN, 2007). A

Criatividade pra que? Pra quem? Por que?

PROCESSOS CRIATIVOS PARA MODA, DESIGN E O RESTO DA VIDA Sobre processos criativos ... tudo VIVO, em PROCESSO, acontecendo, rápida e simultaneamente ...                                        AQUI e AGORA ...sobrevivemos graças à CRIATIVIDADE, com ela resolvemos problemas,evoluímos como ESPÉCIE, superamos LIMITES, vamos à LUA... ela nos permite viver no COLETO e de modo COLABORATIVO. Pq Moda e Design? pq são atividades CRIATIVAS. pq suas PRODUÇÕES POVOAM o COTIDIANO, pq estão PERTO de nós, em nossos CORPOS. pq produzem, BELEZA                                  pq AMAMOS moda e design E o resto da vida?   tudo é VIDA, não tem RESTO a VIDA é PROCESSO, perceber os PROCESSOS já é CRIATIVO , pq usar a CRIATIVIDADE em PROCESSOS pode ajudar na VIDA e na CRIAÇÃO de coisas. Em suma somos impressionados pelo que surge dos PROCESSOS compartilhados, pelo que vai acontecendo, naquilo vai se conformando, tomando FORMA, no individual e no coletivo. so

O Processo Criativo É uma Coisa de Louco

Imagem retirada do site: https://www.upcyclist.co.uk/2015/08/wearable-art-by-viktor-rolf/ Quando alguém "perde a razão" numa briga, está louco ou age de maneira absurda, frequentemente dizemos dessa pessoa que ela está "fora de si”. A tradição ocidental elegeu a razão como sendo o mais íntimo, mais próprio da existência de uma pessoa. É supostamente por meio da razão que o homem pode operar um verdadeiro conhecimento das coisas e é também pela razão -  pelo menos desde Descartes - que o homem experimenta de modo mais profundo sua existência - “penso, logo, existo”. É nesse sentido que sair de si se torna o correlato da perda da autoconsciência e, por extensão, da razão. Todos nós queremos cada vez mais empreender nosso “autoconhecimento" e, sobretudo, adoramos ter razão, não importa a respeito do que. De outro lado, porém, a expressão “pensar fora da caixa” tornou-se muito corrente nos meios acadêmicos , bem como no mundo dos negócios, sobr